No dia 06.12, no Palácio da Aclamação, em Salvador, através da Fundação Pedro Calmon e da UEFS Editora, foi lançada a edição fac-similar da Revista Hera, que reúne os 20 números da revista literária baiana, que circulou de 1972 a 2005. Idealizada pelo poeta Antônio Brasileiro, a Hera contou com o apoio e a participação de vários escritores, sobretudo, de Feira de Santana.
Ontem, o meu amigo poeta Roberval Pereyr - integrante do grupo Hera - presenteou-me com um exemplar da nova edição da revista. Ainda estou aqui lendo, com enorme gratidão e prazer. Há alguns meses, conversando com outro integrante da Hera, o amigo poeta Wilson Pereira de Jesus, tomei conhecimento da edição nº 14, de 1982, em que todo o grupo homenageia o grande Carlos Drummond de Andrade, pelo seu aniversário de 80 anos. Reproduzo, logo abaixo, algumas relíquias (basta clicar nas imagens para aumentá-las):
Poema escrito por Wilson Pereira de Jesus |
As assinaturas dos poetas da Revista Hera |
Carta escrita por Carlos Drummond de Andrade |
Para quem não conseguiu ler, está escrito:
Que coisa comovedora, o número especial de Hera assinado por todos os colaboradores, em honra de um poeta que completou 80 anos! Senti fisicamente a solidariedade, o carinho, o espírito fraternal dos companheiros mais moços, em torno de mim. E isto me fez feliz. Agradeço a vocês todos com o que melhor possa haver em meu coração.
Afetuoso e coletivo abraço de
Carlos Drummond de Andrade
Agradeço ao amigo Wilson Pereira de Jesus por ter me cedido essas imagens. E aproveito para parabenizar a todos os poetas envolvidos nesse belo projeto que deu certo: a Revista Hera. Pena que não pude estar no lançamento da edição fac-similar, mas tenho certeza de que foi uma grande e merecida festa.
Quero divulgar, ainda, uma prévia do documentário Tempos de Hera, que será produzido pelo pessoal do movimento Bahiadoc - arte documento.
E falando em Hera, parabenizo também o meu amigo escritor Carlos Barbosa, vencedor do Prêmio Hera, na categoria obra publicada, e o amigo Paulo André, também ganhador, na categoria dissertação. Estou muito contente pelos dois.
Quero muito ler essas
ResponderExcluiredições.
Eita menina engajada na poesia da Bahia! Valeu, Lidi, muito interessante e importante o resgate desse material precioso.
ResponderExcluirBj
Chorik
Parabéns,a Lidi pelas noticias boas que trás, Aos amigos Paulo e Carlos, por mais esta conquista e aos Heranos pela grandeza do projeto Hera.
ResponderExcluirA publicação da Hera (fac-similar) é realmente muito legal, já tô aqui de olho no meu exemplar para poder fazer a leitura.
ResponderExcluirParabéns a Carlos e a Paulo André pelos prêmios, merecidos!
Abraço Lidi.
Parabéns a Wilson, verdadeiro artesão das palavras!
ResponderExcluir