21 de abril de 2012

A noite















       Tenta dormir. Pela milésima vez, vê o seu rosto. Acorda assustada, suando frio, mas não desperta. Aquela imagem resiste aos olhos abertos. Deus, definitivamente, parou de escutar as suas preces. Oito meses se passaram e ele permanece. Já cortou encontros, telefonemas, palavras escritas e outras dores. Tudo em vão: “o passado não passa”, disse o poeta. A ponte rachou e ela continua no mesmo lugar. Não consegue vislumbrar outro caminho. A noite a invade. Ela se fecha em seu canto e veste os frios lençóis. Tenta dormir.

18 comentários:

  1. Texto belo que comove, Lidi; nele perpassam duas coisas indissolúveis e que se unem como prece: amor e solidão. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Aero. Fiquei feliz por você ter gostado do meu texto. É isto: amor e solidão. Bjs

      Excluir
  2. muy bueno, lidi
    o passado não passa porque ele é tudo que nós temos

    hasta luego

    ResponderExcluir
  3. A noite como pano de fundo sobre uma questão existencial pelo ente, na solitude em si. Saudações minhas.

    ResponderExcluir
  4. Uma amiga psicanalista costuma dizer: "Tudo passa, mas antes passa pro corpo todo". Brincadeiras a parte, Lidi, estou aqui pra dizer da beleza do seu texto. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, M. Bom saber que encontrou beleza nas minhas palavras. Saudades de você. Bjs

      Excluir
  5. Lidiane,

    Outro texto da sua lavra bem construído. Nele predominam as notas de melancolia, apesar da lua cheia ilustrando o texto, pois o binômio, noite e quarto, denuncia o estado de privação do sujeito, não deixando outra escolha ao criador, senão essa atmosfera. O campo semântico se encaixa como uma luva na tensão dramática a partir do espaço/tempo configurados nas palavras essenciais apontadas. É um texto curto, mas vigoroso, como tem sido a tônica dos textos postados no seu blogue. Perdido o Outro, é importante que o Eu não se perca, sabendo decantar o que aquele já proporcionou.

    Abr.,
    José Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Carlos, é sempre uma enorme alegria receber as suas generosas palavras. Obrigada pela leitura atenta, pelo comentário e por mais uma poesia dedicada a mim. Um abraço.

      Excluir
  6. Cada vez mais me convenço que a noite nos quer acordados.
    beijosss

    ResponderExcluir
  7. Lidi,

    Esse texto fez-me lembrar deste pensamento de Nietzsche, no seu livro "Além do Bem e do Mal", nº 158, Editora Escala, 2ª ed., São Paulo, 2007, p. 91:

    "Não é somente nossa razão, mas também nossa consciência, que se submete a nosso instinto mais forte, aquelo que é o tirano em nós."

    Abraços,
    Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro, pela visita ao Deslocamentos. Bacana saber que o meu texto fez você lembrar de Nietzsche. Um abraço.

      Excluir
  8. Que beleza ler palavras organizadas de forma tão poética transmitindo sentimentos que todo mortal já deve ter um dia experimentado.

    Abração

    ResponderExcluir
  9. "Perdido o Outro, é importante que o Eu não se perca, sabendo decantar o que aquele já proporcionou."

    O José Carlos, no trecho reproduzido acima, soube expressar muitíssimo bem o aconcelhamento aos que se corroem, presos em seus corpos, por uma dor que o tempo não leva...é atemporal e insistente. Quem dera sejamos sábios para tornarmos realidade o que o José falou...sabedoria dolorosa, domorada, sutil e triste.
    Grande abraço Lidi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o José Carlos tem razão. Mas tem sido tão difícil seguir o seu conselho. Obrigada, Sandra, por tuas palavras. E é sempre um prazer te receber neste meu canto. Um grande abraço.

      Excluir