22 de janeiro de 2012

Roberval Pereyr e o Prêmio Braskem

















SONDAGEM

As soluções? Não há.
Mas a vida prossegue, eterna.
Por isso há plantas e bichos
e o homem no mundo. E a terra.

Ou então não é nada disso
e não faz sentido algum
esta dor de dente. E essa festa.

PEREYR, Roberval. In: Amálgama. Salvador: FUNCEB, 2004.

É, talvez a vida não faça mesmo sentido algum. Nem as dores de dente.  E nem as festas. Mas, hoje, eu proponho uma bonita festa. E esta fará muito sentido, pois será em homenagem ao meu amigo Roberval Pereyr, grande professor, grande ser humano, grande poeta. O seu livro Mirante foi vencedor do Prêmio Braskem, da Academia de Letras da Bahia, edição 2011, dedicada à poesia. PARABÉNS, Roberval Pereyr, por esta premiação, muito mais do que merecida.

8 comentários:

  1. Maravilhosa festa. Roberval, digo isso de modo simplório, tem uma poesia entre o mágico e o inumerável. E este livro parece que vem muito especial.

    Roberval, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Talvez o sentido da vida apareça justamente nesses belíssimos momentos líricos, proporcionados pelas palavras de Roberval. Parabéns pelo prêmio e pela poesia. E obrigada, Lidi, por compartilhar estes "momentos" conosco.

    ResponderExcluir
  3. A poesia de nosso amigo Roberval será sempre atemporal e celebrada. Que venha esse Mirante precioso. Aquele abraço. T

    ResponderExcluir
  4. Roberval Pereyr e sua poesia merecem andar pelo mundo, ultrapassarem fronteiras porque o que, com certeza, encontraremos neste livro é o homem e suas angústias (tbm alegrias) diante da finitude, lutando entre a limitação cotidiana e o desejo de transcendência!! Eu quero um exemplar urgente!! Parabéns, Lidi, por compartilhar esse momento, e a Roberval pelo merecido prêmio!! Bjs Sol

    ResponderExcluir
  5. Lidi,

    Por uma dessas coincidências estava na Academia de Letras um dia após a abertura dos envelopes e fiquei conhecendo o vencedor do Prêmio Brasquem de Literatura, quase em primeira mão. Fiquei muito feliz. Há muito tempo não o vejo, dê-lhe um abraço em meu nome. É uma premiação merecida.

    Estva ficando impaciente porque não estava conseguindo acessar o seu blog. Enfim...

    Abr.,
    José Carlos

    ResponderExcluir
  6. Mestre Roberva. É um poeta de uma linguagem singular. Nela devora pela umbigo todas as dissonâncias humanas.
    Viva a poesia.

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo poema! Onde encontramos o livro "Mirante"?
    Por favor, você poderia me informar onde encontro o livro "Três Infâncias" de Mayrant Gallo?
    Abraço, Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,

      O livro "Três infâncias", segundo informação do próprio autor, você encontra na Livraria Cultura (todo o Brasil), na Livraria Saraiva e Siciliano (idem) e na Livraria Autores Baianos (na Faculdade Dois de Julho, Garcia, Salvador). Nas duas primeiras, e talvez também na terceira, que tem site, compra-se também pela internet. Quanto ao livro "Mirante", de Roberval Pereyr, ainda não foi lançado. Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir