2 de janeiro de 2011


"Os homens, ainda que possam se querer bem, permanecem sempre distantes. Se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma mínima parte dela. Se alguém sofre, os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande, e é isso que causa a solidão da vida."

BUZZATI, Dino. O deserto dos tártaros. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

9 comentários:

  1. Lidi, sabe, não concordo inteiramente. Tem dores que não podem ser repartidas, muitas mesmo, talvez todas, mas um abraço de verdade, um abraço feito de ternura, de amor, ajuda a não apagar a chama.
    super beijo.
    Um 2011 bem bem bem bacana :)
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Belo trecho, de uma verdade assombrosa, desse que é um dos grandes livros de toos os tempos. Um grande abraço nesse segundo dia do ano.

    ResponderExcluir
  3. Vi o seu comentário lá na Bípede e fiquei curioso de saber qual seria a frase. Que bisbilhoteiro hein! Mas concordo com ela. Talvez, em sentido absoluto, seja verdade que ninguém irá diminuir a dor que é só minha, que, talvez, nem a mais interessada compaixão poderá aplacar. Mas daí a dizer que os outros não sofrerão com a minha dor vai grande distância. Buzzati parece ignorar um dos maiores mistérios da vida, a empatia, a capacidade de imaginar (e sentir, por que não?)o que o outro sente, esse algo que se expressa naquele instintivo frio na canela ou na espinha que nos aflige ao ver o outro se acidentar. A dor pode ser contagiante, assim como o riso. Talvez seja por medo. Talvez por um egoísmo estranho. Mas ainda assim é como um vínculo que nos une, que sustenta alguma solidariedade natural e que impede essa absoluta sensação de solidão da vida que nos tornaria impermeáveis e irreconhecíveis.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Temo discordar um tanto da Bípede, o excerto de Buzzati, na sua inteireza, é único, e encerra para o bem ou para o mal uma verdade. Vale para qualquer ilusão. No mais, bela postagem Lidi,tê-lo postado foi um ato de coragem, saiba disso. Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lindo trecho. Um beijo bem grande pra vc.

    ResponderExcluir
  6. A dor é de cada um, sem dúvida ninguém pode sofrer em lugar do outro, embora se possa sim sofrer junto, o que do ponto de vista de alguns possa não resolver absolutamente nada. Mas esse sofrer junto é inevitável, por exemplo, quando uma mãe sofre pela filha. O amparo alivia pela via indireta, nos fortalece para enfrentar melhor a dor. E a solidão é outro departamento, nem de dor concreta precisa.

    Minha filosofia é baratinha, dois merréis.

    Um feliz 2011, Linda Lidi!

    ResponderExcluir
  7. É contra isso que lutamos, diariamente...

    ...Embora tão poucos queiram se consolar.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente. Essa é a nossa limitação básica. Sem solução.

    ResponderExcluir
  9. Lembrei de uma música de Marisa Monte( De mais Ninguém), concordo plenamente, por mais que compartilhar possa aliviar um pouco nosso sofrimento a dor é individual.E isso nos torna sós, eternamente sós.
    "Aos outros eu devolvo a dor, eu tenho a minha dor..."
    Lindíssimo post.

    ResponderExcluir