8 de julho de 2009



Fragmentos do Tempo

Escrevo. Sim, de vez em quando, rabisco uns versos. Apesar disso, nunca me considerei (nem me considero) escritora, muito menos poeta (ou poetisa). Desconfio da minha escrita e tenho receio de publicar o que escrevo. No entanto, os poucos amigos para os quais, às vezes, mostro alguns versos me elogiam e me incentivam a publicar. Já faz algum tempo que estou tentando perder esse medo. Continuo desconfiando dos meus escritos, mas decidi mostrá-los a mais pessoas, pedir sugestões, sempre querendo me convencer e acreditar no que escuto dos meus amigos (que para mim são suspeitos). Dias atrás, mostrei três poemas meus a uma escritora que admiro muito e comentei com ela sobre as dúvidas que nutro em relação a minha escrita. Ela me respondeu que “os maiores escritores são aqueles que duvidam que o são”, que gostou dos meus poemas e que era para eu continuar “duvidando, lendo, escrevendo, reescrevendo” e me arriscando. Suas palavras me marcaram e resolvi me arriscar. Não agora. Farei isso, em breve, publicando alguns dos meus pálidos versos neste espaço. O que pretendi com toda essa confissão, na verdade, foi divulgar o Fragmentos do Tempo, blog de uma grande amiga que, assim como eu, desconfia do que escreve, mas, devido a uma pequena insistência minha, resolveu, também, se arriscar com as palavras.

14 comentários:

  1. Lidi, caríssima, só obedecemos à nossa solidão, e escrever é isso: um ritual de intuições, de memórias. Tenho e sempre terei vergonha dos meus escritos, dos meus "sonhos de beleza", nas palavra de Cecília. Mas escrevo. E isso me basta. Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lidi, que texto lindo. Sim, arrisque-se sempre. Beijo grande, M.

    ResponderExcluir
  3. Somos do mesmo time, Lidi. Um misto de incerteza e receio sempre circunda o que publico. Todavia, foi muito bom saber disso que a escritora disse - proporcionou-me certo conforto. rs
    E obrigada pelo elogio ao blog! Aquele é o literário, onde transcrevo trechos de livros. O outro, pessoal, é esse: www.pausaparaumcafezinho.blogspot.com
    Sinta-se à vontade para visitá-lo. Ou não XD

    ResponderExcluir
  4. Escrever é, de fato, duvidar. Mas é preciso passar ao mundo o que escrevemos, mesmo duvidando.
    Passe ao mundo seus escritos!

    ResponderExcluir
  5. desconfiar é uma ótima maneira de não se afundar nas prórprias veias

    ResponderExcluir
  6. conhece alguem que escreve que bota a maior fé no que escreve? aeronauta está certa:é preciso passar ao mundo o que escrevemos. todos gostarão. seeus amigos são sinceros,vc é que precisa parar de desconfiar.escreva e deixe o resto com a gente. a gente devora!!!

    ResponderExcluir
  7. Lidi, quem sou eu pra avaliar alguma coisa, mas este texto já deixa claro, pelo menos pra mim, a boa qualidade de seus escritos. Excelente!
    Agora se jogue! Quero ler tudinho, rs. Beijão.

    Ah, não sei se vc viu, mas respondi suas msgs (fofas!) lá no Embrulho. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Só sabe escrever quem escreve. E você é super sensível e atenta, tenho certeza de que deve fazer isso muito bem.
    Desconfio de tudo que faço. E acho tal postura uma virtude, pois acabo não me contentando com pouco. Continue assim!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Todos sabemos que, quando um escritor "se acha", não achou a literatura.
    Já no 1º parágrafo, assim que li sobre as suas dúvidas, considerei que você deve escrever bem.
    Duvide sempre, mas, quem sabe, já esteja na hora de aparecer; inclusive, para sentir como a sua poesia será recebida.

    ResponderExcluir
  10. Oba! Vem aí mais uma escritora/poetisa para eu admirar!
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Escolha seu contista baiano na Antologia Panorâmica do Conto Baiano - século XX, estão todos lá. Aleilton trabalha muito com a antologia na UEFS. Se quiser, posso enviar um exemplar.

    ResponderExcluir
  12. Independente de Aleilton (só comentei que ele trabalha o livro porque vc poderia já conhecer os contos através dele), posso enviar para vc sem problemas.
    Fico muito feliz quando alguém vai estudar um escritor baiano. Meu livro sobre Sosígenes Costa teve essa função e só de pensar que a Antologia também poderá suscitar o mesmo, fico muito, muito feliz.

    ResponderExcluir
  13. Duvidar é sempre bom, mas no seu caso, tomando como base um único poema que li de sua autoria, já está mais do que na hora de você nos presentear com seus escritos.

    Bjs,

    Wilson Macêdo Jr.

    ResponderExcluir
  14. Lidi,
    VoCê é a culpada...me fez acreditar que escrevo alguma coisa, tá vendo!!!agora só quero saber do prazer da literatura!!você escreve muitíssimo bem, terá muito sucesso!!!
    Beijus e obrigada!!!

    ResponderExcluir